Dia 21/09: Apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina em Barras

Orquestra vai ao interior do Piauí com o Concerto “Rio Abaixo, Rio Arriba”

Desde a sua criação, em 1993, a Orquestra Sinfônica de Teresina (OST) vem se propondo a dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira. Mantida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, traz seus concertos com uma marca registrada: a mistura do erudito com o popular, numa fórmula de sucesso que tem atraído grande público para suas apresentações, mostrando que o povo gosta, sim, de música clássica.

Esse modelo de repertório começou a se consolidar ainda em 2010, quando a OST excursionou pelo Nordeste com o projeto “Concertos pelos Sertões”. Do Piauí à Bahia, pessoas lotavam as igrejas para assistir às apresentações, sendo que, muitas delas, estavam vendo uma orquestra tocar pela primeira vez.

Agora, em mais uma viagem musical pelo interior, a Orquestra Sinfônica de Teresina traz, numa parceria com o Conselho Nacional do SESI, o projeto “Concertos pelo Piauí – Rio Abaixo, Rio Arriba”. Segundo o maestro Aurélio Melo, “o projeto tem a conotação da melhoria da autoestima do piauiense, sobretudo, o do interior. Além do ‘Hino do Piauí’, em nosso repertório também executaremos o hino de cada cidade por onde passarmos, deixando o concerto ainda mais próximo da população, aproximando cada vez a música do povo”, explicou.

“Rio Abaixo, Rio Arriba” acontecerá, nessa primeira edição, no final deste mês de setembro e também no mês de outubro, visitando oito cidades, sendo quatro em cada região do Estado. A cidade de Barras, localizada a 127 quilômetros de Teresina, será a primeira a receber o novo concerto da OST, no dia 21 de setembro, às 19h, comemorando os 176 anos da cidade.

“A OST, que se tornou um vetor de democratização da cultura, tem organizado sua programação de modo a tornar a música erudita mais presente na vida cultural do Estado. Para isso, vem desenvolvendo diversas atividades educativo-culturais, que buscam aproximar sua música do público, seja em grandes concertos especiais ou em outros voltados para uma plateia mais específica”, pontuou Abiel Bonfim, superintendente executivo da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e administrador da Orquestra.

Confira a programação da etapa “Rio Abaixo” do novo concerto:

Barras/PI
Dia 21 de setembro, às 19 horas
Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Piracurura/PI
Dia 28 de setembro, às 20 horas
Local: Casarão Coronel Luiz de Britto

Parnaíba/PI
Dia 29 de setembro, às 19h30
Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça

Piripiri/PI
Dia 30 de setembro, às 19h30
Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × dois =